terça-feira, 26 de agosto de 2008

NTE e escolas da região sul no Tchelinux


Evento promovido pelo Tchelinux em parceria com o Centro Politécnico de Informática da Universidade Católica de Pelotas, com a finalidade de divulgar o Software Livre através de palestras e demonstrações práticas sem custos para estudantes e demais interessados.
Várias escolas ao receberem nosso comunicado de que haveria um evento sobre Linux no dia 23 de agosto na UCPel em Pelotas atenderam ao chamado e participaram com entusiasmo!
Pouco a pouco a palavra "Linux" vai deixando de ser algo estranho para todos nós!!
Participaram colegas de São Lourenço do Sul ( Taciana Barts, da EEEF Maximiliano Straws, Débora Moraes, da EMEF Marina Vargas), de Piratini (Daiana Vieira da EEEF Inácia Machado da Silveira), de Jaguarão (Carmem Angela Araujo do IEE Espírito Santo). Presentes também, colegas de Canguçu e outros municípios.
Temas como GIMP, um programa que foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente e o Stellarium que é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, o programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista.



As colegas Daiana de Piratini, Carmem Angela de Jaguarão e Zenaide, do NTE-Pelotas no encerramento do evento!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Encontro de Formadores do ProInfo Integrado - Grupo 2

Encontro de Formadores do ProInfo Integrado

Aconteceu em Brasília, nos dias 10, 11 2 12 de julho de 2008, o encontro de formadores do ProInfo Integrado, grupo 2. Ele faz parte do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ( ProInfo Integrado), que prevê a formação de professores e gestores da rede pública de ensino para a utilização de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na Educação.
O grupo 2 está representado pelos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Participaram deste encontro 104 representantes dos NTEs do Rio Grande do Sul Estaduais/Municipais e multiplicadores dos NTEs dos demais estados.O NTE de Pelotas foi representado pelas multiplicadoras Margarete dos Santos e Maritânia Bassi Ferreira

Objetivos do Encontro:

  • Socializar a proposta do Programa Nacional de Tecnologia Educacional;
  • Apresentar o projeto político-pedagógico do Curso de Introdução à Educação Digital - 40 horas;
  • Planejar a implementação do curso nos estados e municípios.

Oficina Linux



No período de 01/04/08 à 08/05/08, foi realizado no NTE Região Sul - Pelotas, uma oficina de Linux básico. O objetivo foi desenvolver as noções básicas do Sistema Operacional Linux.

A oficina foi ministrada por Marco Antônio(Ploc), integrante do Projeto Casa Brasil, do Governo Federal em Pelotas. O público alvo foi a equipe de multiplicadoras , técnica e coordenador do NTE.




Foram realizados 5 encontros e os conteúdos desenvolvidos foram:
  • Vídeo sobre o funcionamento do computador;
  • Vídeo sobre a história e funcionamento da Internet;
  • Exploração dos recursos do editor de texto broffice writer;
  • Exploração dos recursos do broffice calc;
  • Diretórios do Sistema linux (localizar arquivos ou pastas);
  • Como gravar e copiar CD e DVD;
  • Execução de arquivos multimídia.