sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Reunião LEC/UFRGS e SEDUC - Um computador por aluno e professor

Nos dias 14 e 15 de outubro, formadoras Maritânia e Margarete (NTE Pelotas/5ª CRE) em reunião com pessoal do LEC/UFRGS (Laborarório de Estudos Cognitivos), SEDUC e colegas formadores de outros NTEs.

                
 
Avaliação do Programa Província de São Pedro e reflexões/discussões em torno das próximas atividades em Bagé e Santana do Livramento - Um Computador por aluno e professor. Definição das equipes, que deverão ocorrer no final de outubro e início de novembro deste ano.



terça-feira, 8 de outubro de 2013

Um computador por aluno e professor – Alvorada/POA


De 30/09 a 04/10, nas cidades de Alvorada e Porto Alegre, aconteceu a formação de professores no Programa Província de São Pedro – Um computador por aluno e professor. Com participação da formadora Maritânia – deste NTE, junto a colegas formadores dos NTEs de ...
 
Trabalhando com os cursos básico e avançado, contamos com a participação de 272 professores de ... escolas de Alvorada e ... professores de ... escolas de Porto Alegre, na exploração dos recursos e atividades com o netbook.
 

Nos dias 16 e 17 de setembro


Maritânia – formadora NTE Pelotas, e integrante do GT3 – Grupo de Trabalho 3, em POA - na ETE Parobé, atuando na organização do Simpósio Estadual de Práticas Digitais no Contexto Escolar, junto aos demais colegas integrantes do grupo e profªs Maria Lúcia Pinto e Janir Abelim. Seleção de relatos e oficinas, organização do blog de divulgação e criação dos cronogramas dos relatos e das oficinas de acordo com a programação do evento, e diversos outros documentos e encaminhamentos que o evento requer.
              

                              
 

Começando setembro...


Com uma turma de formação do Tablet Educacional, dia 03 de setembro, com 13 professores do CE D J Braga e outras duas turmas, nos dias 06 e 24 de setembro, com 33 professores de escolas diversas.

No dia 10 de setembro, encontro individual dos alunos do Curso em Coordenação Pedagógica – UFRGS, com suas orientadoras: profª Rosa Mosna e profª Magda Oliveira, com participação da Assistente Presencial do polo Pelotas – Maritânia Bassi Ferreira.

PDE Interativo: encontro presencial com 30 participantes, diretores e vice-diretores de escolas da 5ª CRE, dia 16 de setembro, no NTE Pelotas, acompanhados pela formadora Margarete dos Santos (NTE Pelotas), Mara (Assessoria Ensino Médio), Maria Gisane Campos (Diretora Pedagógica) e Círio Almeida (Coordenador 5ª CRE).

O PDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2012."  http://pdeinterativo.mec.gov.br/

Formações do Tablet Educacional – em agosto


Totalizando 13 turmas, 217 professores participaram da formação do Tablet Educacional, com carga horária de 8h.  Das escolas:....... , nas cidades de Pelotas, ...

Ainda em julho – Reunião inicial para preparação do Simpósio Estadual dos NTEs


Dia 30 de julho, na ETE Parobé – POA, reunião do Grupo de Trabalho 3 – GT3, para planejamento do Simpósio Estadual dos NTEs, cujo denominação será Simpósio Estadual de Práticas Digitais no Contexto Escolar, que deverá acontecer nos dias 21 e 22 de novembro, com apresentação de relatos de experiências e oficinas.

Compõe este grupo de trabalho, os colegas dos seguintes NTEs/CREs, sob a coordenação da profª Maria Lúcia Pinto – DP/SE, com apoio da profª Janir Abelim:

Julho de 2013 – Tablets, FICAI e FISL14


Mais 3 turmas de formação do Tablet Educacional, contemplando 50 professores das escolas: EEEM Dr Joaquim Duval, EEEM N S de Lourdes e CE Félix da Cunha, na cidade de Pelotas.

Semana de 15 a 18 de julho, formação pedagógica dos professores nas escolas. E na semana de 22 a 26 de julho, recesso escolar. Por isso, nestes dois períodos, sem formações dos tablets.

FICAI – encontro presencial em escolas polos nas cidades de São Lourenço do Sul e Canguçu, com a participação de 39 diretores e orientadores educacionais.

FISL14 – Fórum Internacional de Software Livre, com a participação da formadora Maritânia do NTE Pelotas e professoras das seguintes escolas da 5ª CRE: CE Getúlio Vargas (Pedro Osório) – profª Stefany Wieth, EEEF Laura Alves Caldeira (Capão do Leão) – profª Gisele Lima, ETE Profª Sylvia Mello – profª Islaine Moura.

Ainda em Junho – Apresentação dos TCCs – Escola de Gestores


...

E também encontro presencial Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica com os ...

Mês de Junho – Tablets, FICAI, Projeto UCA e Fórum dos NTEs


Continuidade da entrega dos tablets educacianais: 8 turmas, com 136 professores das escolas: EEEM Monsenhor Queiroz, EEEM Dr Amílcar Gigante, EEEM Pres Castelo Branco, IEE Assis Brasil, EEEM José do Patrocínio, CE Bento Gonçalves da Silva, EME Jacinto Inácio, , EEEM N S do Bonfim, EEEM João Simões Lopes Neto, ETE Canguçu, das cidades de Pelotas, Capão do Leão, Amaral Ferrador, Cristal, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, Turuçu e Canguçu.

Formação da FICAI – acompanhamento as colegas Wania e Doris, no atendimento presencial a 140 professores. Atendimento este realizado na ETE João XXIII em Pelotas e em escolas polos nas cidades de Arroio Grande e Piratini.

Projeto Um computador por aluno e professor – Bagé - semana de 03 a 07 de junho, formadora Margarete (NTE Pelotas) na formação de professores das escolas: , junto a professores do LEC/UFRGS , colegas formadores do NTE de Bagé e de outras regiões: Rio Grande, Cachoeira do Sul, Passo Fundo, Santana do Livramento, ...

Projeto Um computador por aluno e professor – Livramento – semana de 17 a 21 de junho, formadora Maritânia (NTE Pelotas) na formação de professores das escolas:, com professores do LEC/UFRGS e formadores das cidades citadas no parágrafo anterior.

No dia 25 de junho, aconteceu em POA – SEDUC, o Fórum dos NTEs, onde participaram as formadoras Maritânia e Margarete do NTE Pelotas/5ª CRE.

Curso Especialização Coordenadores Pedagógicos – UFRGS


Dia 24/05, encontro presencial da Sala Tópicos Especiais - Profª Patrícia Marchand, porém com a profª Maria Beatriz Gomes da Silva – também coordenadora do Curso, com a participação 21 alunos do Polo Pelotas, e uma aluna do Polo Santa Maria. Oportunidade de conversarem sobre o curso, de esclarecerem dúvidas, além das atividades normais da Sala.

Maio - continuidade na entrega e formação do Tablet Educacional


No mês de maio, totalizando 17 turmas, foram contempladas as cidades de Pelotas, Canguçu, Arroio Grande, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Herval e Piratini, atendendo 326 professores das seguintes escolas da 5ª CRE: ETE Profª Sylvia Mello, EEEM João de Deus Nunes, IEE Aimone Soares Carriconde, EEEM Areal, CE Cassiano do Nascimento, EEEM Adolfo Fetter, IEE Assis Brasil, IEE Espírito Santo, CE Carlos Alberto Ribas, EEEM Hermes Pintos Affonso, EEEM Marechal Rondon, IEE Dr Walter Thoferhn, EEEM Rodolfo Bersch, EEEM Dr Augsuto Simões Lopes.

Tb em abril – 3 turmas – Tablet Educacional


Foi no dia 25 da abril, com a participação de ... professores da EEEM Profª Elizabeth Blaas Romano e ... professores da EEEM Edmar Fetter que realizou-se a entrega do Tablet Educacional e a formação da primeira turma de professores, através do Programa Província de São Pedro – SE/RS. Contando com a participação das formadoras do NTE Pelotas: Adriane, Maritânia e Margarete, acompanhando os colegas no desbloqueio do tablet e na realização de atividades. Instalação e exploração do aplicativo KingSoft, e outros recursos disponibilizados no Tablet Educacional. Ao iniciar o trabalho com os professores participantes, apresentação do vídeo motivacional: O Gladiador.

Turmas 2 e 3, contamos com a participação de 38 professores das escolas: EEEB Osmar da Rocha Grafulha, EEEM Dr Antônio Leivas Leite e EEEM Santa Rita.

Progestão Online – encontro em abril


xxxx

A partir do dia 25 de abril


Coordenação NTE Pelotas: Maritânia Bassi Ferreira (também formadora).
 
Contando com as formadoras: Adriane Maria Valente dos Santos, Margarete Inêz Xavier dos Santos e Rosemeri Schwartz Venzke.

 

Dia 22 de abril – Solenidade de entrega do Tablet Educacional


Contando com a participação dos diretores e/ou representantes das escolas de Ensino Médio e Médio Politécnico da 5ª CRE, Coordenador Regional da Educação, Diretora Pedagógica, autoridades convidadas, representantes do Ensino Médio e formadores do NTE Pelotas, realizamos no dia 22/04 a solenidade de entrega do Tablet Educacional, no MiniAuditório do IFSul – Pelotas.

SENID - 08 a 10 de abril - Passo Fundo

Senid - 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital
...

Depois de diversas atividades...


Momento de muitas formações, atividades em diversos polos, organizações para entrega e formação do Tablet Educacional a professores das escolas de Ensino Médio e Ensino Médio Politécnico da região da 5ª CRE/NTE Pelotas.

Retomando as postagens neste Blog!